4 de dezembro de 2010

Vida e obra de Abelardo Zaluar

Na próxima terça-feira (07) acontece a inauguração da exposição Abelardo Zaluar – Rigor e Sensualidade na Caixa Cultural às 19h. A mostra tem a curadoria de Denise Mattar e traz cerca de 30 obras pertencentes à coleção de Anna Maria e José Paulo Gandra Martins, que marcaram a carreira do artista que é considerado um dos mais expressivos do abstracionismo geométrico.

Nascido em Niterói (RJ) no ano de 1924, Abelardo Zaluar desenhou e pintou durante toda sua vida e realizou exposições no Brasil e em diversos países. Falecido em 1987 num acidente de carro, foi sócio-fundador e diretor técnico da Escolinha de Arte do Brasil (RJ) e professor da Escola Nacional de Belas Artes, além de formar toda uma geração de artistas cariocas e fluminenses. Sua obra figura em acervos de diversas instituições como o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (MNBA-RJ), Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo e Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói e Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).

Os frequentadores da exposição terão o privilégio de conhecer o início da carreira do artista através de uma mostra que desvenda as nuances do artista que incorporou as linhas do barroco mineiro à pintura geométrica, produzindo uma obra na qual o rigor se alia à emoção. Também compõem a exposição uma cronologia ilustrada e os vídeos Zaluar – Vida e Obra, de Frederico de Moraes, de 1975, e Linha e Cor, de Sérgio Ricardo, de 1984. Na coleção ainda está uma obra que data de 1982 – Inconfidência – que traz uma pintura de óleo sobre tela que ilustra os bilhetes da loteria federal do dia 24 de abril de 1982, estiliza o triângulo, símbolo da Inconfidência Mineira, e seus dizeres libertários. O artista desenhou ainda os bilhetes para a extração do dia 26 de junho de 1982.


A mostra sobre vida e obra de Abelardo Zaluar estará aberta ao público na Galeria 02 da Caixa Cultural a partir do dia 08 de dezembro e segue até 30 de janeiro de terça a sábado, das 10h às 19h e aos domingos das 10h às 21h. A entrada é franca e livre para todas as idades. A Caixa Cultural fica Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro. Para mais informações, ligue para (21) 2544-4080.

Fonte: Raquel Silva (Assessoria de Comunicação)

0 olhares:

Postar um comentário

A verdade sempre pode ter um novo olhar
Qual é o seu?
Escreve aqui