20 de julho de 2010

Goeldi - o encantador das sombras

Dando partida às homenagens pelo cinquentenário da morte do artista carioca Oswaldo Goeldi (1895-1961), o Centro Cultural Correios inaugura a exposição Goeldi – o encantador das sombras no dia 21 de julho (quarta-feira). A mostra, sob a curadoria de Lani Goeldi, sobrinha neta do artista, oferece ao público um amplo panorama de sua trajetória artística e pessoal reunindo cerca de 120 obras, além de livros, ilustrações, estudos, registros e dois vídeos, um realizado pela artista Lygia Pape e outro produzido pelo cineasta Allan Ribeiro com depoimentos de Anna Letycia, Darel Valença Lins, Noemi Ribeiro, Rubem Grillo e Adir Botelho. A mostra conta ainda com uma cronologia ilustrada e também será remontado o atelier do artista com objetos pessoais e ferramentas usadas em seu dia a dia.

Além de grande xilogravurista, desenhista e ilustrador, Goeldi era admirado por sua personalidade marcante e sua atividade de professor. Ele foi o responsável por todo um trabalho de formação de gravuristas em madeira no Brasil no século XX.


O patrocínio é dos Correios e a produção da mostra está a cargo de Anderson Eleotério e Izabel Ferreira. O design da montagem utilizará recursos de cor, som e iluminação para acentuar as características dos trabalhos num clima lúdico e intenso. A trilha sonora conta com clássicos de Vivaldi para dar um ar intimista ao ambiente. Oswaldo Goeldi é mundialmente venerado no meio artístico e suas obras são matérias de referência no campo da gravura.


O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ. A abertura acontece no dia 21 de julho, às 19h, e a exposição será de 22 de julho (quinta-feira) a 05 de setembro (domingo) sempre das 12h às 19h com entrada franca e livre para todas as idades. Para mais informações: (21) 2253-1580.

Fonte: Raquel Silva (Assessoria de Comunicação)

0 olhares:

Postar um comentário

A verdade sempre pode ter um novo olhar
Qual é o seu?
Escreve aqui