11 de julho de 2010

O raiar de um novo dia

Duas educadoras se unem em prol da educação de estudantes de Parada de Lucas


“Antes de estudar aqui eu estava com as notas ruins, agora eu passei em todas as matérias”. O depoimento do pequeno Alexandre Santos, de 12 anos que cursa a 6ª série do Ensino Fundamental, mostra o resultado do árduo trabalho de Ivaneide França e Marli Macedo que se uniram para fundar a ONG Sol Nascente para oferecer reforço escolar e outras atividades para os estudantes da comunidade. “Entrei para trabalhar na Associação de Moradores em 2004 e vi que a necessidade é muito grande em projetos sociais. Muitos chegam aqui e não são alfabetizados. É muito triste você ver uma criança na escola que não lê e não escreve”, desabada Marli, criadora da ONG. O nome Sol Nascente surgiu com o intuito de significar uma coisa que está nascendo e espera que germine e cresça. “Nossa dificuldade é muita, mas é um sol que vai brilhar para gente”, disse Marli.

Única professora para os 130 alunos, Ivaneide (ou tia Neide como é mais conhecida) sabe que a tarefa não é fácil, mas acredita que o trabalho tem valido a pena. “Não é fácil, tem que ter muita paciência porque sou eu sozinha para todas as séries. As crianças são muito boas e a gente vai conseguindo”.


Um dos sonhos das duas educadoras é conseguir um padrinho para a instituição que, muitas vezes, só conta com o dinheiro delas mesmas. A atual sede (a ONG funcionava na Associação de Moradores do bairro) ocupou lugar do que seria a casa de Marli que hoje mora com a mãe, mas não desanima diante dos momentos em que o cansaço bate. “Eu sei as dificuldades que meus pais tiveram para que eu pudesse estudar. Posso oferecer experiência do que eu tive, do que eu fui. Não é só chegar aqui, sentar e fazer o dever. O pai tem que acompanhar. Ensinamos que tudo é possível e que não pode desistir. A gente oferece o nosso melhor”.

0 olhares:

Postar um comentário

A verdade sempre pode ter um novo olhar
Qual é o seu?
Escreve aqui