21 de janeiro de 2011

O mestre da ilusão

Depois de uma temporada em Brasília, agora é a vez do público carioca ter a chance de conferir as obras de Maurits Cornelis Escher. Desde 18 de janeiro (terça-feira) que o Centro Cultural Banco do Brasil abriu as portas para a exposição O mundo mágico de Escher com trabalhos desse que é considerado o mestre da ilusão em técnicas de xilogravura e litografia. Com curadoria de Pieter Tjabbes, o mundo mágico do artista é composto por 92 obras vindas diretamente do Acervo Gemeentemuseum que fica em sua terra natal, a Holanda.

A exposição promete agradar aos mais diferentes públicos e até mesmo a quem não é muito fã de arte. A visitação vira uma gostosa brincadeira para quem se permite viajar pelo mundo encantado desse artista. Logo no pátio principal do CCBB, o público é convidado a entrar na Sala da Relatividade e pode fotografar. Como a sala foi levemente inclinada, quem vê através de um orifício tem a impressão de que as pessoas parecem maiores ou menores do que realmente são.

A criançada também tem vez na exposição que a desafia a montar um quebra-cabeça inspirado na obra Ladrilhamento I pintada em 1951. Já no primeiro andar, o visitante confere várias pinturas do artista que teve a natureza como uma das principais influências de seu trabalho. Provando que Escher é mais pop do que nunca, várias animações interativas inspiradas em suas pinturas estão espalhadas pelo andar. Mas o que vale mesmo uma boa olhada em sete peças que mostram o trabalho de Escher de uma maneira muito mais interessante: A sala impossível, A sala do periscópio, O poço infinito, Cubo, O olho mágico, Metamorfose platônica e A escada virtual saltam da xilogravura e da litografia e ganham forma e espaço diante do espectador que pode compreender melhor a cabeça do holandês.

Pensa que é pouco? Você ainda tem a chance de conhecer a casa onde Escher viveu ou assistir ao documentário Metamorfose que, durante uma hora, nos apresenta a vida e obra do mestre da ilusão. Já sei: você acha documentário uma coisa chata. Então, que tal um filme em 3D? Léon Wennekes leva você a uma viagem pelas construções impossíveis do artista. Durante sete minutos e meio o público viaja pelas mais famosas criações de Escher como Belvédère, Cascata e Subindo e descendo.

O que você está esperando? O mundo mágico de Escher fica no Rio de Janeiro até o dia 27 de março (domingo), de terça a domingo, das 9h às 21h. O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelos telefones (21) 3808-2070 e 3808-2254. A entrada é franca.

0 olhares:

Postar um comentário

A verdade sempre pode ter um novo olhar
Qual é o seu?
Escreve aqui