15 de abril de 2010

Poeta da videoarte no Oi Futuro

O Oi Futuro está com exposição de obras inéditas da pioneira da videoarte no Brasil, Sonia Andrade, desde o dia 06 de abril (terça-feira). Como em outras vídeoinstalações da artista, os trabalhos se desenvolvem a partir de um dos enigmáticos versos do poema Song do inglês John Donne: Get with child a mandrake root, apresentando a mítica que envolve a raiz da mandrágora, planta que é associada em várias culturas a poderes de fecundação, afrodisíacos, narcóticos e analgésicos, cuja forma das raízes lembra o corpo humano.

A instalação de Sonia Andrade desenvolve-se em torno desse momento de penetração da raiz na terra, seu nascimento e ameaça de morte, que corresponde ao surgimento de uma imagem ou de uma representação, seu enigma e sua violência velada – um grito suspenso. Nas paredes da galeria do Oi Futuro no Flamengo, dezenas de monitores acoplados entre si exibem imagens do encontro das raízes de uma enorme árvore vulgarmente conhecida como Chorona. A segunda instalação é composta de dois vídeos que dialogam com o intervalo do tempo no mesmo espaço, o escoar dos anos, o surgimento e a morte das imagens. São exibidos, lado a lado, o primeiro vídeo produzido pela artista, em 1974, e o mais recente, produzido este ano, no mesmo cenário: a imagem de um muro no Jardim Botânico.

A mostra, sob curadoria de Alberto Saraiva, ficará em exposição no Oi Futuro – Flamengo até o dia 30 de maio (domingo) com funcionamento de terça a domingo, das 11h às 20h. O espaço fica na Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo | Nível 2 com entrada franca e classificação livre. Para mais informações, ligue para (21) 3131-3060.

Fonte: Raquel Silva (Assessoria de Comunicação)

0 olhares:

Postar um comentário

A verdade sempre pode ter um novo olhar
Qual é o seu?
Escreve aqui